Lagoinha do Piauí realiza Semana de combate a Dengue, ZiKa e Chikungunya

A Prefeitura Municipal de Lagoinha do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Semana de Combate a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, com a realização de diversas ações, dentre elas: Visitas nos domicílios das zonas rural e urbana, com distribuição de folder, orientações para eliminação e remoção de objetos que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças, mutirão de limpeza e palestras. O encerramento aconteceu nesta sexta feira, dia 28 de abril, onde a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Valda Vilarinho Viana se reuniu com Secretários Municipais, Vereadores, Profissionais de Saúde, Servidores Municipais e fizeram uma concentração na Praça do Conjunto Sol Nascente, e, utilizando um sistema de carro de som, para que todos ouvissem, levaram informações à população. Inicialmente, o carro de som percorreu todas as ruas, com orientações sobre o acondicionamento do lixo, para que fosse colocado fora tudo que pudesse servir de criadouro para o mosquito, para que fossem coletados pelo carro do lixo e , sobre os riscos para a população com a presença do mosquito Aedes aegypti. A seguir, a Secretária de Saúde falou sobre a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, enfatizando a grande preocupação com as gestantes, com relação a Zika Vírus, doença que pode causar microcefalia. Falou da importância do trabalho da equipe de saúde, ACS e Agentes de Endemias no combate a essas doenças, mas que a participação da população é fundamental para a eliminação do mosquito. Pediu a colaboração da população e agradeceu a todos pela participação e apoio. A Secretária de Meio Ambiente, Sra. Nesclei Marques e o odontológico Dr. Aécio falaram das diversas ações, ações simples, mas eficazes, que cada um pode fazer no combate ao mosquito Aedes aegypti, como a eliminação dos criadouros e, principalmente, no cuidado com o lixo. E que todos, Poder Público e a Sociedade sao responsáveis no combate a Dengue, Zika e Chikungunya.

índice iu oi t ín