Sec. de Saúde de Lagoinha realizou Campanha Educativa contra a Dengue

A Sec. Municipal de Saúde em parceria com a Sec. de Educação, juntamente com Prefeitura Municipal de Lagoinha do Piauí, na pessoa da prefeita Kelly Alencar, e Sec. de Governo Walter Alencar lançaram nesta segunda feira dia 08 de abril, a ação ’10 MINUTOS CONTRA A DENGUE’, Dengue, Chikungunya e Zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a melhor forma de combatê-los é impedir o nascimento do mosquito, estiveram participando da ação, o Sec. de Saúde Wallas Samuel, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Profissionais e Técnicos da Saúde, Sec. de Educação Oilho Lopes, Professores e Diretores da Rede Municipal de Ensino, vários Alunos e claro total apoio da Prefeita Kelly Alencar e do Sec. de Governo Walter Alencar.

Vamos agir juntos para que Lagoinha fique livre desse mosquito. Ajude a eliminar os criadouros.

1. Mantenha a caixa d’água bem fechada;

2. Amare bem os sacos de lixo;

3. Coloque areia nos vasos de planta;

4. Guarde pneus em locais cobertos;

5. Limpe bem as calhas de casa;

6. Não acumule sucata e entulho;

7. Esvazie garrafas PET, potes e vasos;

8. E receba bem os Agentes de Saúde e os de Combate a Endemias em sua casa, pois eles irão ajudar a manter o mosquito longe da sua casa e do seu bairro. Além do combate ao mosquito, é importante estar alerta ao aparecimento dos sintomas da dengue, chikungunya e Zika. São sinais de alerta:

1. Febre alta;

2. Dores musculares e nas articulações;

3. Manchas vermelhas;

4. Dor de cabeça ou atras dos olhos;

5. Diarreia;

6. Pressão alta;

7. Náuseas e vômitos frequentes;

8. Agitação ou sonolência;

9. Sangramento espontâneo;

10. Diminuição da urina;

11. Extremidades frias.

Em caso de sintomas, procure uma Unidade de Saúde, e não tome remédios por conta própria. Vamos juntos eliminar os criadouros do mosquito. Lagoinha do Piauí, unidos contra a dengue.